UXDE dot Net Wordpress Themes

Como limpar uma piscina de plástico

em Conforto e segurança, Família / 14 Comentários

O verão está chegando e as piscinas infláveis começam a sair da despensa, fazendo a alegria das crianças (e dos adultos) nos dias quentes.

Mas não basta encher a piscina de plástico de água e deixá-la ao relento, sem manutenção e cuidado algum. Se a intenção é deixar a piscina portátil cheia durante um tempo, é necessário mantê-la limpa e tratada, tal como uma piscina convencional, já que a água não pode estar contaminada em nenhum dos casos.

Alguns cuidados simples e rápidos garantem a saúde de todos: 

Como limpar uma piscina de plástico

1. Retire as folhas e insetos mortos da piscina regularmente com a ajuda de uma peneira plástica. As crianças também podem ajudar na atividade enquanto se divertem, experimente dar uma peneira para cada um e nomeá-los “recolhedores de sujeira da piscina”.

2. Procure uma cobertura adequada para a sua piscina inflável e cubra-a toda noite.

3. As piscinas de plástico também precisam de tratamento com cloro. O uso correto do cloro previne a proliferação de bactérias, a turvação ou mudança de cor da água, acaba com odores desagradáveis e evita a transmissão de infecções e doenças como micose e otite.

A proporção deve ser de 4 gramas de cloro granulado para cada mil litros de água, 3x por semana. Aplicar após o cloro, somente 1x por semana, o Algicida de manutenção (5ml para cada 1000 litros de água).

4. Se a piscina tiver mais do que 2.500 litros, recomenda-se o uso de um filtro, mesmo que o de cartucho; ele deve ser ligado ao menos 3 horas por dia.

5. As paredes devem ser escovadas quando necessário; e a borda limpa 1x por semana.

Com as ferramentas corretas, encontradas nas lojas Sertão, fica fácil e eficiente manter a piscina de plástico limpa e bem cuidada.

  1. Soraya

    No manual da piscina… que é igua a da ilustração; diz que não pode usar o filtro ligado com pessoas dentro da mesma, perigo de choque? Gostaria de saber se é vedade?

    E esse cloro pode ser qualquer um? Ou tem algum expecifico para piscina plástica?

    • Sertão

      Olá, Soraya!
      Recomendamos seguir na íntegra todas as recomendações do fabricante.
      Não existe um cloro especifico para piscina plástica, o cloro utilizado é o mesmo para as demais piscinas.

      • natalia

        oi eu sou natalia… eu tenho uma piscina quadrada as istruçoes de limpar as paredes e a borda da piscina mesmo a minha piscina sendo quadrada eu tenho que limpar do mesmo jeito que esta nas estrussoes

        • Sertão

          Olá, Natália!
          As instruções de limpeza são as mesmas para qualquer formato de piscina.

  2. Marcia

    Olá, minha piscina é igual a da ilustração, com 2.450L e além de gastar muita água, dá muito trabalho esvaziar e limpá-la sem água uma vez por semana.Seria ideal que eu tivesse um filtro (qual tipo?) e o algicida?
    Obrigada!

    • Sertão

      Olá, Márcia!
      Nós temos alguns filtros pequenos que podem ser utilizados nesses tipos de piscinas. Já em relação ao algicida, ele pode ser utilizado sem problemas, pois não agride o plástico.

  3. Flavio

    Olá, gostaria de saber se para limpar as paredes e a borda da piscina é necessário esvazia-la? A minha piscina é igual a da ilustração de 10.000 litros posso usar o aspirador para remover as sujeiras que ficam no fundo e qual aspirador adequado?

    • Sertão

      Olá, Flávio. Para limpar as bordas não é necessário esvaziar a piscina. Temos um produto chamado Limpa Bordas ideal para esta função. Para utilizá-lo, é fácil: aplique Limpa Bordas em uma esponja macia, previamente umedecida, esfregue as áreas a serem limpas até a remoção da sujeira e enxague as áreas limpas com a própria água da piscina. Depois, é necessário filtrar a água. Você pode sim utilizar o aspirador para remover as sujeiras do fundo, procure por modelos de aspirador para piscinas pequenas em nossas lojas.

  4. Adriana Souza Viana

    Adriana 09/02/2013

    Olá, tenho um piscina de 2400l e tenho algumas dúvidas…sempre usava e jogava água fora…mas agora gostaria de fazer a manutenção. O filtro é para piscina de 3600l, tem alguma importância?
    Qual o tempo deixo o filtro ligado?? Tenho que usá-lo todos os dias???
    Eu coloco o cloro e ligo o filtro ao mesmo tempo??/ou tenho que liga-lo depois?? Qual tempo depois que jogo o cloro posso usar a piscina?? Sempre depois que usar o cloro tenho de colocar o filtro??? Me desculpe por tanats dúvidas, mas realmente nunca fiz isso então estou com muitas dúvidas.
    Agradeço se puder me responder.

    • Sertão

      Olá, Adriana.

      O filtro para uma capacidade superior pode ser utilizado. O tempo de permanência do filtro ligado deve ser de pelo menos 1 hora, todos os dias. Primeiro filtre a água, e depois adicione o cloro (3x por semana, 4 gramas para cada m³). A piscina somente deverá ser liberada para banho quando o residual de cloro estiver na faixa ideal, entre 1 a 3PPM. Caso o residual de cloro esteja acima de 3,0PPM, realize a filtração para que se mantenha na faixa ideal. Para medir a alcalinidade da água, utilize a Fita Teste HTH®.

  5. Edu

    Parabéns pelo post, procurei tanto na internet e aqui encontrei todas as informações que preciso. Obrigado!

  6. camila

    Boa tarde, tenho uma piscina de 6.000L acabei de esvasia-la, esta suja por dentro escorregadia e com um mal cheiro o que posso fazer para limpa-la sem precisar tirar colocar agua pois e nuito pesada.

  7. juliana

    achei muito bom parabéns fiquei muito satisfeita obriga juliana

Deixe seu comentário